Top Shoes Brasil Group dá start em modelo de Indústria 5.0


O Top Shoes Brasil Group (Campo Bom/RS), companhia de inovação especializada no fornecimento de novas matérias-primas para o calçado, deu início ao modelo da quinta revolução industrial, a chamada Indústria 5.0 — onde a Indústria 4.0 coloca a tecnologia inteligente na vanguarda da manufatura, a Indústria 5.0 é o aumento da colaboração entre humanos e sistemas inteligentes. A partir deste projeto, a empresa, reconhecida pela disrupção, expandirá sua infraestrutura em quatro vezes e criará novas frentes de negócios. "O foco será a automação máxima dos nossos processos utilizando Inteligência Articial dentro do parque fabril, aonde os equipamentos serão capazes de gerenciar a própria produtividade", arma o CEO do Top Shoes Brasil Group, Gustavo Dal Pizzol.


O projeto de Indústria 5.0 está sendo montado em etapas e conta com grandes parceiros. A implementação de todo o modelo deve levar três anos. Porém, a estrutura física será entregue e inaugurada em janeiro de 2021.

 

Gate 3D
Dentro da criação de novas frentes de negócios a partir de seu modelo de Indústria 5.0, o Top Shoes Brasil Group prepara a apresentação de uma nova marca e sua inserção em um novo mercado. Trata-se do projeto Gate 3D, que contempla a instalação das mais modernas e avançadas tecnologias internacionais de impressão 3D no parque fabril da companhia em Campo Bom/RS. "É um projeto disruptivo e de grande impacto para o setor calçadista e diversos outros segmentos. Unir esta iniciativa à nossa capacidade de criar produtos contribuirá para que o Gate 3D cresça em uma velocidade impressionante", destaca Dal Pizzol, acrescentando que a iniciativa nasce em um momento propício. "É a hora em que nossos clientes precisam de produtos diferenciados para colocar no mercado com alta velocidade sem necessidade de investir em moldes", completa.


Diversicação de mercados
Os investimentos nos projetos Indústria 5.0 e Gate 3D estão dentro do escopo de diversicação de mercados do Top Shoes Brasil Group. "Enxergamos na diversidade de mercados a melhor forma de trazer resultado para a nossa indústria. Não queremos ter
mais de 40% nos nossos negócios apenas para um mercado, estamos crescendo nossa estrutura para poder abastecer muito bem a todos, mas ao mesmo tempo não estar refém de um único setor da economia. Quando o mercado se modica, como está
acontecendo agora, ele também se abre para novas empresas e novos modelos de negócios", explica Dal Pizzol.


Crescimento sustentado
O crescimento sustentado e a expansão dos negócios do Top Shoes Brasil Group, na avaliação do CEO da companhia, estão alicerçados na capacidade da empresa de pensar o mercado a partir de uma nova ótica. "Gostamos de sair do óbvio e surpreender nossos clientes com projetos diferenciados e autorais buscando apresentar propostas inovadoras o tempo todo. E entendemos que um único diferencial não é o suciente para fazer a empresa performar nesse mercado do calçado que é muito dinâmico", sustenta.


Pensamento no futuro sem deixar de valorizar o passado
Por mais inovador e disruptivo que o Top Shoes Brasil Group seja, a companhia não deixa de valorizar o passado e a história da indústria brasileira do calçado. "De fato, um setor só pode crescer dentro do Pais quando não somente se orgulha do passado, mas tem a capacidade de se desenvolver no presente para assim enxergar e criar um cenário promissor com expectativas para o futuro", pontua Dal Pizzol. O executivo enxerga a empresa como um empreendimento que valoriza tudo o que já foi feito no setor, porém entende que há muito a ser construído ainda. "Queremos deixar nosso trabalho na história também, com humildade e respeito com todos. Temos sim a ambição e energia para levantar e levar nosso setor a um futuro promissor novamente. Vamos trabalhar para nos colocarmos de volta no jogo do cenário mundial", naliza.


Bases do Top Shoes Brasil Group
Gestão de alto desempenho: a empresa entende que uma equipe jovem com talento e diversidade dá maior velocidade em relação a média do mercado. A partir disso, a companhia instiga o desempenho máximo das pessoas dentro da capacidade e do
talento de cada um. "No papel de gestor eu entendo que esse é um dos principais desafioos que tenho, manter minha equipe motivada e se desenvolvendo melhor a cada dia. Talvez essa seja a maior fonte de crescimento do negócio", pontua Dal Pizzol.


Design, Tecnologia e Sustentabilidade: nenhum projeto pode ser desenvolvido dentro da companhia sem agregar estes três quesitos. "Perceba que excluímos a palavra Preço dos nossos projetos. Prero substituir ela por Valor Percebido. Dessa forma a
criatividade não é limitada ao target e desse modo se a ideia for boa e gerar mais valor que o impacto do preço, nós apresentamos ela sempre como alternativa a nossos clientes", explica.


Comercial (capacidade técnica): a empresa acredita na qualicação técnica deste setor. "Esta área é na verdade um grande ltro entre o cliente e a empresa. Quando funciona bem, não aumenta o preço do produto. Ao contrario disso, ela reduz, pois evita
desperdício e retrabalho, que são os grandes vilões das indústrias", argumenta Dal Pizzol.

 

Parcerias estratégicas com empresas de tecnologia: este é considerado um dos grandes atributos da companhia. "Temos a capacidade de unir os interesses de diferentes empresas, construindo projetos que geram visibilidade e colocam projetos
inovadores para o mercado em conjunto com negócios de diferentes segmentos. Somos para muitos uma startup de inovação", sintetiza o CEO do Top Shoes Brasil Group.

 

Fonte: Matéria de Michel Pozzebon/Grupo Sinos para Jornal Exclusivo. Disponível em:  http://exclusivo.com.br/_conteudo/negocios/2020/08/25/top-shoes-brasil-group-da-start-em-modelo-de-industria-5-0.html


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