Boxflex e Impex investem US$ 2 milhões para lançar Texstan, marca de máscaras de proteção facial


Empreendedores apostam em mudança cultural de uso de proteção individual e criam produto genuinamente brasileiro

Originária de um grupo com mais de 70 anos de história, tradicional fornecedora de componentes para o setor calçadista, a Boxflex (sediada em Novo Hamburgo/RS) dá um novo salto e ingressa na área de EPIs. A empresa enfrenta a crise vivida pelo setor calçadista apostando na produção de máscaras de proteção individual como um novo nicho de mercado.

 

O grupo conseguiu colocar em funcionamento, em tempo recorde, oito linhas de produção de máscaras com a marca Texstan, criada a partir de uma joint venture com a Impex Comércio e Representações (com 25 anos de dedicação ao setor, na comercialização de máquinas e equipamentos). A Texstan fabrica máscaras de proteção facial com capacidade de filtragem bacteriana (BFE) de 97,5%, quando a exigência da Anvisa é de que a performance seja de 95,5%. As máscaras produzidas são de tripla camada com filtragem bacteriana.

 

Martinho Fleck, presidente da empresa, afirma que a ideia inicial era implementar a produção com uma máquina para atender à demanda ocasionada pela pandemia do Coronavírus. “Mas com o desenrolar da crise, e a tomada de consciência de que economias do mundo inteiro estarão focadas em diminuir a dependência de fornecimento deste tipo de material do exterior, decidimos ampliar nosso projeto, e transformar esta marca em um novo nicho de mercado a ser atendido pela nossa empresa, ou seja criar um produto genuinamente brasileiro”.

 

O investimento para criar o novo negócio é de US$ 2 milhões. Boxflex e Impex vislumbram a oportunidade de ocupar um espaço importante no mercado. Martinho Fleck afirma estar confiante na continuidade do negócio, porque “a partir de agora, as pessoas estarão atentas para aspectos dos cuidados individuais que não faziam parte da nossa cultura”.

 

Até o final de junho, a Texstan estará com capacidade para disponibilizar ao mercado nada menos que 400.000 máscaras por dia. As primeiras máquinas estão trabalhando em regime de 24 horas.

 

Para produzir as máscaras com segurança e atender às exigências da Anvisa, a Boxflex isolou um pavilhão de sua sede, onde tecnologias especiais de esterilização e vedação de última geração estão implementadas, para garantir a segurança aos usuários dos produtos da marca.

 

EMBALAGENS PENSADAS PARA CONTRIBUIR COM ECONOMIA NO USO DO MATERIAL

 

A Texstan está sendo pensada também em termos de economia de recursos. Por isto, está produzindo embalagens individuais e pacotes com 50 unidades. O foco inicial da marca eram empresas em busca do EPI para proteger seus trabalhadores, e empresas da área médica e saúde. Mas já nas primeiras duas semanas, por causa da procura, a direção decidiu abrir a comercialização para pessoas físicas, através de e-commerce da marca – www.texstan.com.br

 

As embalagens individuais serão disponibilizadas também em pontos de comércio, já a partir das próximas semanas.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa (Raquel Guimarães)


Compartilhar
Outras Notícias
07/08/2024
Fimec 2025 reúne setor calçadista de 18 a 20 de março
06/08/2024
“Neurociência na gestão do tempo: Como aplicar no dia a dia”. Este é o título da próxima edição do Happy Hour com Tecnologia do IBTeC, marcada para 14 de agosto.
30/07/2024
“O poder das conexões”, tema do Happy Hour do IBTeC, na próxima quarta-feira, 31 de julho
30/04/2024
Fimec e Fórum CICB de Sustentabilidade renovam parceria para 2025
16/04/2024
Bioplásticos é tema do Happy Hour do IBTeC, dia 24 de abril

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo