Fornecedores de calçado do México. O desafio ANPIC VIRTUAL


Dadas as condições sanitárias atuais e com as novas ferramentas digitais, eles reconvertem um ponto de encontro tradicional.

Por meio de uma teleconferência de imprensa realizada pela APIMEX - Associação de Empresas de Suprimentos Industriais do México -, organizadora da ANPIC, as autoridades da entidade anunciaram as características e o funcionamento da nova versão VIRTUAL da feira. 

Participaram da coletiva, David Novoa Toscano, presidente da associação; Humberto Vargas Gutiérrez, vice-presidente de calçados, têxteis e móveis; Asael Colunga Grajeda, diretor de operações e Antonio Sánchez Morones, gerente da ANPIC, entre outras autoridades e técnicos. O evento foi coordenado por Francisco Guerrero, gerente de comunicação da APIMEX.

 

 

O evento reunirá expositores e compradores nacionais e internacionais em uma plataforma, através de compromissos agendados, bate-papos, videoconferências e um mecanismo de busca de fornecedores. Tudo isso respondendo à necessidade de promover a indústria local e suas atividades produtivas ", concluiu David Novoa Toscano, presidente da associação.

A organização ANPIC reiterou que a participação como expositores é apenas para empresas nacionais, com e sem representações de marcas estrangeiras.

 

Consequências COVID-19

Em suas primeiras palavras, o presidente da APIMEX descreveu a situação mundial resultante da pandemia de Covid-19 e as implicações que teve para os níveis social, político e econômico em todo o mundo.

No caso do México, ele disse que “de acordo com estimativas do Instituto de Desenvolvimento Industrial e Crescimento Econômico, o número pode chegar a 1,8 milhão de empregos perdidos em junho. Aqui em Guanajuato, em abril, 23.000 trabalhadores já haviam perdido o emprego, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável. ”

Quanto ao setor de suprimentos, ele observou que "houve fechamentos parciais e até definitivos de empresas". A esse respeito, ele se referiu a uma pesquisa recente realizada pela APIMEX aos seus associados, onde eles declararam que "se a situação atual continuar, uma a cada quatro empresas será forçada a encerrar completamente suas atividades".

 

A decisão para a feira virtual

 

 

"Como se sabe, preocupados com a saúde das pessoas e seguindo as instruções das autoridades de saúde, tomamos a difícil decisão de não realizar nossa feira ANPIC em mais de 54 edições para evitar o risco de infecção pelo Covid-19 entre nossos visitantes que vêm de 29 países. Essa suspensão teve um forte impacto na economia do nosso estado, com perdas estimadas em mais de 597 milhões de pesos ", disse David Novoa Toscano.

“Por esse motivo, para minimizar o impacto nas empresas e nos adaptar a novos tempos, decidimos realizar nossa primeira feira de suprimentos da ANPIC em um formato diferente, aproveitando ao máximo a tecnologia que possuímos, assim surgiu a ANPIC VIRTUAL. "“O evento reunirá expositores e compradores nacionais e internacionais em uma plataforma, através de compromissos agendados, bate-papos, videoconferências e um mecanismo de busca de fornecedores. Tudo isso respondendo à necessidade de promover a indústria local e suas atividades produtivas ", concluiu.

 

Principais dados

Por sua vez, Humberto Vargas Gutiérrez, vice-presidente da entidade, lembrou que “a ANPIC é a mais importante feira de fornecedores no continente americano e a terceira no mundo, oferecendo suprimentos para calçados de couro, artigos de couro, têxtil, vestuário e móveis com mais de 21 mil visitantes anuais de 29 países”.

Para dar uma amostra final do escopo do evento, o gerente relatou que "em cada edição, uma receita econômica estimada de 600 milhões de pesos é produzida para vários conceitos, como contratação de fornecedores, estandes, empregos diretos e indiretos, compras, serviços em hotéis e restaurantes, entre outros, gerando grande dinamismo na economia do estado, do país e internacionalmente ".Em relação às características e dados de desempenho do ANPIC VIRTUAL, ele apontou o seguinte:

  • Entrada e registro gratuitos, sem nenhum custo, através da plataforma www.anpic.com/laferiavirtual
  • Temporada: primavera-verão 2021
  • Data: quinta-feira, 11 de junho e sexta-feira, 12 de junho
  • Horário: das 10 da manhã às 4 da tarde. Hora Central do México (das 12h às 18h, horário de Brasília)
  • Participarão 180 expositores nacionais com presença internacional
  • Setores: couro, calçados, vestuário têxtil, móveis e automotivo
  • Diretório de expositores com mecanismo de busca por empresa, produto e setor
  • Com o catálogo de produtos dos expositores
  • Terá bate-papo entre fornecedores e compradores e conferências virtuais
  • Palestras sobre tendências do APIMEX Fashion Laboratory
  • Até 4 de junho, havia 1.167 registros
  • 18 países participantes: México, Guatemala, El Salvador, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Equador, Chile, Brasil, Espanha, Honduras e Nicarágua, entre os principais.

 

 

Promoção e divulgação do ANPIC VIRTUAL

O assunto foi abordado pelo gerente da APIMEX, Antonio Sánchez Morones, que agradeceu o apoio da CICEG, Câmara de Calçados de Guanajuato, para fazer convites aos associados e que estarão presentes em um estande virtual.Ele destacou a colaboração da COFOCE, Coordenadora de Promoção do Comércio Exterior de Guanajuato, que trabalha em estreita colaboração com a APIMEX no envio de convites para compradores estrangeiros.

No caso específico do Brasil, o gerente informou que “estivemos em contato com os organizadores da FIMEC, a feira de fornecedores de Novo Hamburgo / RS, para divulgar e promover esse evento, e eles, por sua vez, estarão presentes na feira em um estande virtual para apoiar e fornecer informações às empresas e vinculá-las aos expositores. Eles também oferecerão informações a empresas mexicanas interessadas em abrir um mercado no Brasil. ”

 

 

"Da Colômbia, entramos em contato com o presidente da Câmara de Comércio de Bucaramanga, onde enviamos convites para participação de mais de 50 empresários para visitar o evento."

 

FONTE: SERMA (https://serma.net/)

 

Sobre FIMEC 2021: A 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) está marcada para os dias 09, 10 e 11 de março, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS) - Brasil.


Compartilhar
Outras Notícias
07/08/2024
Fimec 2025 reúne setor calçadista de 18 a 20 de março
06/08/2024
“Neurociência na gestão do tempo: Como aplicar no dia a dia”. Este é o título da próxima edição do Happy Hour com Tecnologia do IBTeC, marcada para 14 de agosto.
30/07/2024
“O poder das conexões”, tema do Happy Hour do IBTeC, na próxima quarta-feira, 31 de julho
30/04/2024
Fimec e Fórum CICB de Sustentabilidade renovam parceria para 2025
16/04/2024
Bioplásticos é tema do Happy Hour do IBTeC, dia 24 de abril

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo