As substâncias restritas e as exportações de calçados, tema do Happy Hour com Tecnologia do IBTeC
Instituto promove segunda edição do evento no formato de live, na próxima quarta-feira, 27 de maio

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC - realizará na próxima quarta-feira, 27 de maio, às 17h, mais uma edição do Happy hour com Tecnologia no formato de live, transmitida pelos canais da instituição no Youtube - www.youtube.com/ibtecbrasil e no Facebook - www.facebook.com/ibtecbrasil
“A sustentabilidade como fator decisivo para a exportação de calçados: atualizando o tema substâncias restritas" será o tema do encontro, que será mediado pelo vice-presidente executivo da instituição, Dr. Valdir Soldi, e terá como debatedores Carlos André Carvalho, gerente de desenvolvimento sustentável da Grendene , e Mônica Debarba, desenvolvedora de produtos da PVC Sul.
Carlos André Carvalho é engenheiro ambiental, mestre em Engenharia de processos químicos com ênfase em produção mais limpa, com formação Black Belt (Seis Sigma) e liderança para transição pela Schumacher College. É gerente de desenvolvimento sustentável da Grendene há 8 anos, e atua na área de meio ambiente e sustentabilidade há aproximadamente 20 anos.
Mônica Debarba é técnica química formada pela Fundação Liberato. Atua no mercado de PVC há 37 anos, especialmente com materiais voltados às aplicações em calçados, com destaque para o PVC expandido microcelular, onde a PVC Sul foi pioneira no Brasil. Em suas áreas de atuação destacam-se pesquisa e desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, assistência técnica, desenvolvimentos e aplicações para a indústria calçadista, moveleira, automotiva e peças técnicas em PVC.
No encontro, o IBTeC vai apresentar ações estratégicas da instituição para apoiar as indústrias na área de certificação (com infraestrutura, qualificação de sua equipe, disseminação do conhecimento, acreditações e testes de proficiência). Também será falado sobre as legislações de diferentes partes do mundo, e as diferenças quanto aos requisitos para substâncias restritas: obrigatoriedade, limites e incidência nos materiais. Um pouco do trabalho da comissão de substâncias restritas do CB-11 está fazendo e os cases de Grendene e PVC Sul.
SERVIÇO: LIVE
Evento: Happy Hour com Tecnologia: “A sustentabilidade como fator decisivo para a exportação de calçados: atualizando o tema substâncias restritas"
Data: 27 de maio
Horário: 17h
Promoção: IBTeC
Fonte: Imprensa IBTeC - Raquel Guimarães