11ª Fábrica Conceito será a maior edição da história


A Fábrica Conceito é um projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Assessoria Empresarial.

A Fábrica Conceito é um projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Assessoria Empresarial. A proposta da ação é apresentar aos visitantes da Fimec a aplicabilidade dos processos tecnológicos, logísticos e produtos expostos na Fimec, a partir da fabricação de calçados em tempo real. Em um espaço de 1.100 m², o projeto deste ano terá números recordes - serão seis linhas de produção, que responderão por 17 modelos de calçados, sendo 16 femininos e um masculino.

Em sua 11ª edição, a Fábrica Conceito terá como parceiras as empresas Calçados Ramarim e Grupo Arezzo. A Escola do Calçado Senai participará com uma linha de produção de modelos desenvolvidos pelos alunos do curso de formação de técnicos de calçados. O responsável pela coordenação da fábrica e gestor da área de consultoria técnica do IBTeC, Paulo Model, destaca que será a edição mais complexa do projeto. “Com mais de 90 empresas participando, a Fábrica Conceito 2020 contará com um total de 50 colaboradores e 40 alunos do Senai, que serão responsáveis pela produção de cerca de 3.500 pares, nos três dias da feira. O projeto usará 132 máquinas e equipamentos”, detalha.

O diretor da Coelho Assessoria Empresarial, Luis José Coelho, avalia a evolução do projeto. “A Fábrica Conceito já se consolidou como uma das principais atrações da feira. Nesta edição nossos números são recordes e mostram o apoio que todo o setor calçadista deposita neste projeto, que é o principal de tecnologia e inovação do setor”, destaca Coelho. Já o presidente-executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, explica o que os visitantes podem esperar desta edição. “A 11ª Fábrica Conceito apresenta inovação, tecnologia e sustentabilidade, tudo o que o setor tem de melhor em termos de processos, produtos e insumos para a indústria coureiro-calçadista”, comenta.

 

Inovação e sustentabilidade

Entre as inovações dos modelos produzidos está um tênis que terá o uso de dois processos de montagem - stringado e ensacado no mesmo modelo, garantindo ganho de tempo e economia no uso de materiais, o que se reflete diretamente no custo final do produto. A sustentabilidade também se destaca na linha de produção de um modelo de scarpin com cabedal em poliuretano e solado de TPU ecológico feito a partir de óleo de mamona. Outra novidade apresentada será um sistema de transporte alternativo à esteira. No trilho de montagem a linha superior é independente da inferior e transporta com velocidades diferentes, o que permite fazer modelos diferentes ao mesmo tempo, sem perder produtividade.


Compartilhar
Outras Notícias
20/03/2025
48ª Fimec chega ao fim reforçando posição do Brasil como um dos principais polos calçadistas do mundo
19/03/2025
2º dia de Fimec movimenta setor com conhecimento técnico, atualização profissional e networking
18/03/2025
48ª Fimec começa com expectativa de impulsionar o crescimento do setor coureiro-calçadista na América Latina
18/03/2025
Entidades empresariais pedem apoio de Eduardo Leite para implantação de aeroporto regional em Novo Hamburgo
18/03/2025
Abrameq recebe empresas durante a Fimec, com apoio do Sebrae

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo