48ª Fimec chega ao fim reforçando posição do Brasil como um dos principais polos calçadistas do mundo
Com mais de 23 mil visitantes de 36 países, feira movimentou o setor nos últimos três dias, projetando crescimento para o ano

A 48ª edição da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) se consolidou mais uma vez como o principal ponto de encontro do setor coureiro-calçadista. Realizada nos últimos três dias, a feira chegou ao fim nesta quinta-feira (20) com um público superior a 23 mil pessoas em busca de inovação, tecnologia e novas tendências. Considerada a maior da América Latina e uma das mais relevantes do mundo, ela reuniu visitantes de 36 países e de diversos estados brasileiros, que puderam acompanhar, na prática, as novidades que prometem transformar o futuro da indústria.
Para o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, a edição deste ano reforçou a força do setor e seu potencial de crescimento. “Tivemos uma Fimec brilhante, com um público qualificado e presença expressiva de profissionais e empresas do Brasil e do exterior. Isso é reflexo do trabalho que realizamos, com foco na atração de visitantes internacionais”, destacou.
Além do alto número de participantes, mais uma vez a adesão de expositores foi expressiva, impulsionada pelas oportunidades de negócios proporcionadas pela feira. “Grandes empresas participam como um posicionamento institucional para reforço de marca. Mas o que percebemos é que os pequenos e médios expositores encontram aqui uma chance de conquistar novos clientes, o que é essencial para o mercado”, acrescentou Jung.
Exemplo disso, a Comelz Máquinas de Corte já garantiu sua participação na edição de 2026, celebrando os bons resultados deste ano. “A Fimec foi excelente, porque todas as pessoas que vieram estavam realmente interessadas, não vieram para perder tempo. A feira é a oportunidade de apresentar nossos produtos a potenciais clientes que ainda não nos conhecem”, afirmou o executivo de vendas Giuseppe Seija.
A designer Mariane Fumagalli, da Componarte, também ressaltou a importância da feira para estreitar laços com os clientes. “Além de nos ajudar a concluir nossas coleções de verão, a Fimec é fundamental para conectar a empresa com nossos parceiros. É um evento que aguardamos ansiosamente, porque a cada edição conseguimos atingir nossos objetivos. Foi, sem dúvida, mais um grande sucesso”, afirmou.
Com a movimentação intensa ao longo dos três dias, a 48ª Fimec reafirmou sua relevância para a indústria coureiro-calçadista, fortalecendo o Brasil como um dos principais polos do setor e projetando negócios promissores para os próximos meses. Ao todo, 400 expositores participaram do evento, que teve o maior volume de área comercializada desde 2017, totalizando 10.600 m².
A edição de 2026 – A 49ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) está confirmada para acontecer de 03 a 05 de março, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS.
Fábrica Conceito completou 15ª edição com sucesso
Neste ano, a tradicional Fábrica Conceito foi a edição mais completa da história do projeto. Com cinco linhas de produção, pela primeira vez, a ação teve o desenvolvimento de calçados infantis, além de calçados femininos, calçados esportivos, calçados de segurança e bolsas. Além de demonstrar a produção de calçados e bolsas em tempo real, dentro dos pavilhões da feira, a atração apresentou as mais recentes inovações tecnológicas e práticas sustentáveis do mercado. Em uma área de 1.600m², durante os três dias de Fimec, foram produzidos 2.750 pares de sapatos das marcas Piccadilly (900), Novopé (450), Marluvas (600) e CFP Senai (800), além de 120 bolsas das marcas Arezzo e Schutz.
O projeto foi realizado pela Coelho Assessoria Empresarial e pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em parceria com a Fenac. “Foram 80 empresas em conjunto que viabilizaram esse projeto, que é complexo por natureza, mas acontece todos os anos. É um grande atrativo da feira, que atrai os olhares dos visitantes”, destacou Valdir Soldi, presidente executivo do IBTeC. Para Luis Coelho, presidente da Coelho Assessoria Empresarial, a Fábrica Conceito se apresenta como a principal atração da feira. “Neste espaço estiveram presentes grandes indústrias do Rio Grande do Sul. Recebemos visitantes de muitos estados e países, principalmente da América Latina”, avaliou. “A Fimec é o ponto de encontro do setor coureiro-calçadista e, por isso, temos que valorizá-la. É um impulso para o desenvolvimento do setor”, afirmou Coelho.
Feira debateu temáticas pertinentes do setor
Além de trazer novidades aos visitantes, a Fimec foi o momento para importantes debates entre os profissionais do cluster. Um deles foi o Fórum CICB de Sustentabilidade, que ocorreu junto à programação da feira no segundo dia de evento (19). Nesta edição, o Fórum debateu a “Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)” a partir de nomes relevantes do mercado. Tendência no Brasil, a ferramenta mede os impactos ambientais de um produto ou processo, desde a obtenção de matérias-primas até sua ressignificação. O evento foi realizado pelo projeto Brazilian Leather, em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Já no último dia de feira (20), o setor se reuniu para um painel sobre oportunidades comerciais entre Mercosul e União Europeia, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha e pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI). Com foco no Acordo de Parceria entre Mercosul e União Europeia, o encontro reuniu especialistas e representantes do setor empresarial para debater como companhias brasileiras podem se beneficiar da abertura de mercados, com destaque para o acesso facilitado a exportações, linhas de financiamento internacionais e a ampliação da presença no mercado europeu.
Sobre a 48ª Fimec: uma realização da Fenac Experiências Conectam, que foi apresentada por Sicredi Pioneira e contou com patrocínio de Transduarte, BADESUL, Brastema e Henkel. A feira ainda teve apoio da Abicalçados, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV/DI, Aicsul, Assintecal, CICB, IBTeC e Sebrae/RS. A Fimec 2025 aconteceu de 18 a 20 de março, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS (Brasil). Mais informações sobre a feira através do site: www.fimec.com.br.