Reconhecimento, sustentabilidade e networking: Prêmio Primus apresentou seus vencedores no Jantar Anual da Assintecal


Festa, networking e uma premiação cheia de encontro dos principais players do mercado. Foi assim que, dia 25/02, no Swan Tower, em Novo Hamburgo, ocorreu a principal premiação do setor coureiro calçadista.

 Com recorde de inscrições, o encontro promoveu e reconheceu os destaques do setor nacional em suas soluções criativas, inovadoras e voltadas à sustentabilidade, tornando o Prêmio Primus em uma referência do setor. “Há um ano comentamos sobre a necessidade dos empresários serem os protagonistas do progresso do país. Pretendemos que o Prêmio Primus seja um referencial ao desenvolvimento do país enquanto sustentabilidade”, comentou Milton Killing, presidente da Associação brasileira das Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos.

Aproximar toda a cadeia da indústria as necessidades de alcançar metas de sustentabilidade foi também enfatizada por Patrícia Rizzo, gerente comercial da Braskem que, segundo ela, vem construindo uma parceria com a consagração do Prêmio Primus que apoia o desenvolvimento e evolução do setor calçadista. “Temos o compromisso de inovar, mas com a visão para o meio ambiente e tudo que os cerca”.
Tema buscou uma reflexão no mercado
Para a edição 2019, o tema proposto foi “ATITUDE: A MATÉRIA PRIMA DO FUTURO”, título que foi de encontro com o momento atual e os impactos diretos do consumidor na indústria. Junto a ele uma série de reflexões estimulam as empresas a pensar nos impactos da indústria no mercado e os caminhos do setor: “Ao produzir um componente, quais preocupações estão na sua cabeça? Que escolhas você faz para transformar o futuro? O seu trabalho constrói o amanhã, promove a sustentabilidade ou impacta positivamente a sociedade?” são alguns dos questionamentos feitos pela premiação.´
 
Mural de tampinhas ecológicas
Seguindo o tema proposto, o artista plástico, Ubiratã Fernandes, do Projeto Tampart, realizou obra feita com tampinhas plásticas reaproveitadas. O painel trouxe as palavras que nortearam a campanha da edição 2019 do Prêmio Primus inter Pares Assintecal/Braskem.

Vencedores
Dividido em seis categorias (quatro delas separadas em micro e pequenas empresas, e médias e grandes empresas) a edição teve recorde de inscrições, chegando a mais de 70 cases participantes. Confira os vencedores:

Para Fernando Lermen, diretor da empresa Camaleoa, vencedor da categoria Tecnologia, o prêmio é muito importante para toda a equipe. “Trabalhamos arduamente com sustentabilidade, e todo o nosso desenvolvimento em tecnologia foi em função de pensamentos para o futuro para a sociedade”.

Já para Gilmar Haag, diretor da Cofrag, “Essa é nossa terceira premiação. Desta vez na categoria Ideias Inovadoras. Uma premiação significativa. Apresentamos o lançamento do EVA verde, onde deixamos de lado o petróleo para utilizar cana de açúcar”.

Confira as categorias e todos os vencedores:

Categoria DESIGN
Empresa: TOP SHOES BRASIL
Case: Cabedal knit dubble-face fully shaped
Empresa: ARCO COMPONENTES
Case: Design aliado à injeção de zamak
Categoria TECNOLOGIA
Empresa: CAMALEOA
Case: Cabedal 3D knit: Menos processos, Mais tecnologia

Empresa: Quimica Carioca
Case: SUPER DEPILANTE E A REDUÇÃO DE GÁS SULFÍDRICO NA INDÚSTRIA DO COURO

Categoria SUSTENTABILIDADE
Empresa: ECOLOGICA LATEX 
Case: Laminado vegetal em látex – uma alternativa sustentável para o planeta
Empresa: JCLASS
Case: Fechando o ciclo: reciclagem de calçados pósconsumo para fabricação de novos componentes
Categoria EXPORTAÇÃO
Empresa: POLLIBOX – Ecoadesivos
Case: Persistência e organização: as chaves para o sucesso em exportação
Empresa: MÁQUINAS SAZI
Case: PROJETO INTERNACIONALIZAÇÃO – MÁQUINAS PARA CALÇADOS
Empresa: Michelon Máquinas e Equipamentos
Case: Estratégias para o aumento das exportações.
Categoria IDEIAS INOVADORAS
Empresa: COFRAG INDUSTRIA TEXTIL
Case: SCRAPTECH  –  TECNOLOGIA  PARA  RECICLAGEM  E  PRODUÇÃO  DE  PALMILHAS SUSTENTÁVEIS
Categoria IMPRENSA
Empresa: Bárbara Bengua
Case: Rhodia aposta no mercado da moda com projetos inovadores
Reflexão no mercado
Para a edição 2019, o tema proposto foi “ATITUDE: A MATÉRIA PRIMA DO FUTURO”, título que foi de encontro com o momento atual e os impactos diretos do consumidor na indústria. Junto a ele uma série de reflexões estimularam as empresas a pensar nos impactos da indústria no mercado e os caminhos do setor: “Ao produzir um componente, quais preocupações estão na sua cabeça? Que escolhas você faz para transformar o futuro? O seu trabalho constrói o amanhã, promove a sustentabilidade ou impacta positivamente a sociedade?” são alguns dos questionamentos feitos pela premiação.
O Prêmio Primus Interpares Assintecal/Braskem conta com a realização da Assintecal e Patrocínio Master da Braskem. Também tem Patrocínio Ouro da Fenac-Fimec, Francal, Conexo, Covestro, Grupo Sinos, Exclusivo/Laçamentos. Patrocínio Prata da Biason Assessoria empresarial, Grupo Troca, Nobletur Viagens, Loft, Triart, Acicam, Sicoob Ecocred e Pro Magno. Patrocínio Bronze da M&C Helmer Valencia, Comunicação Impressa, Fibertex nonwovens e apoio da Abramec



Fonte: Assessoria de Imprensa Assintecal


Compartilhar
Outras Notícias
20/03/2025
48ª Fimec chega ao fim reforçando posição do Brasil como um dos principais polos calçadistas do mundo
19/03/2025
2º dia de Fimec movimenta setor com conhecimento técnico, atualização profissional e networking
18/03/2025
48ª Fimec começa com expectativa de impulsionar o crescimento do setor coureiro-calçadista na América Latina
18/03/2025
Entidades empresariais pedem apoio de Eduardo Leite para implantação de aeroporto regional em Novo Hamburgo
18/03/2025
Abrameq recebe empresas durante a Fimec, com apoio do Sebrae

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo