Brasil registra crescimento nas exportações de insumos para calçados


As exportações brasileiras de componentes para calçados registraram negócios de 175 milhões de dólares entre janeiro e maio deste ano, ou seja, 17% a mais do que o registrado no mesmo período de 2021. O alto custo de importação de insumos e produtos da China, com o aumentos nos fretes e os atrasos nos pedidos, tem impulsionado os negócios de fornecedores brasileiros.
 

Segundo dados oficiais da Assintecal, os principais destinos dos embarques do setor de calçados e componentes nos primeiros quatro meses do ano foram Argentina, China e Portugal. Em nível nacional, a região que registrou as maiores exportações de componentes nos primeiros quatro meses do ano foi o Rio Grande do Sul.

“Dos oito principais destinos das exportações brasileiras, cinco são da América Latina. Os países também registraram um aumento médio acima das médias, com avanços de até 32% nos primeiros quatro meses”, relatou Luiz Ribas Júnior, Gerente de Mercado Internacional da Assintecal.

Ribas também informou que a tendência de aumento dos custos de frete continua, principalmente para os países da América Latina, que sofrem com os altos custos de frete da China.

Nos primeiros meses do ano, o principal material exportado pelo setor foi química para couro, com crescimento de 9%, seguido pelos segmentos de couro, insumos para calçados, adesivos para fabricação de calçados, laminados sintéticos e palmilhas.

Fonte: Fashion Network


Compartilhar
Outras Notícias
21/01/2026
Fábrica Conceito 2026 será a maior da história do projeto, com seis linhas de produção
21/01/2026
Fórum CICB de Sustentabilidade 2026 debate a Inteligência Artificial no setor de couros
21/01/2026
Visita técnica ao SENAI Couro é atração da Fimec 2026
21/01/2026
Edição 22 do Prêmio Lançamentos Fimec é apresentada
20/01/2026
Fimec 2026 conecta indústria, inovação e sustentabilidade em Novo Hamburgo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo