Covestro apresenta portfólio de soluções sustentáveis para calçados na FIMEC 2022

Entre os dias 8 e 10 de março, a Covestro marca presença na 45ª edição da FIMEC (Feira Internacional de Couros, Produtos Químico, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) com um amplo portfólio para atender às demandas do mercado calçadista por produtos mais sustentáveis. Entre as tecnologias apresentadas pela empresa durante o evento estarão poliuretanos e poliuretanos termoplásticos desenvolvidos a partir de CO2, laminados e adesivos base água, além de compósites e policarbonatos reciclados.
“A Covestro está totalmente comprometida em acelerar a transição rumo à economia circular, expandindo este modelo a seus parceiros de negócios, fornecedores e clientes”, destaca Silvio Torres, Head LATAM da Área de Coatings e Adesivos da Covestro. “A FIMEC é uma importante oportunidade para apresentarmos ao mercado calçadista como ser parte desta mudança”.
Confira abaixo algumas das tecnologias que serão apresentadas no evento:
Matérias primas para adesivos
Nome comercial: Dispercoll U®
Aplicado em solados, entressolas, cabedais e acabamentos, os adesivos base água são uma alternativa aos adesivos base solvente, que reduz riscos de inflamabilidade e impactos ambientais, melhora o ambiente de trabalho e evita riscos às saúdes dos trabalhadores. Devido ao seu maior teor de sólidos, possibilita menor quantidade aplicada e propicia redução de custos de fretes e custo de estoque por consequência disso.
Impressão 2D
Nome comercial: Desmomelt®
Poliuretano alifático utilizado para impressão digital que permite automatização e precisa aplicação de adesivo e possibilitando maior liberdade de design.
TPU
Nome comercial: Desmopan®
Utilizado em solados, entressolas, cabedais e enfeites, a linha Desmopan® é composta de termoplásticos de poliuretano (TPU) feitos a partir matérias primas de fontes renováveis como biomassa e CO2.
Espuma de Poliuretano base CO2
Nome comercial: cardyon®
cardyon® é uma tecnologia da Covestro produzida com até 20% de gás carbônico, substituindo parcialmente a base de matérias-primas oriundas do petróleo para produção de polióis. Ele pode ser utilizado em cabedais, forros, palmilhas internas e acabamentos.
Laminado PU base água
Nome comercial: INSQIN®
O PU base água INSQIN® oferece uma maneira muito mais sustentável de produzir têxteis revestidos do que as tecnologias convencionais. Mais seguro, com menor pegada de carbono, consumo de energia e água, ele pode ser aplicado em cabedais, forros, palmilhas internas e acabamentos.
Elastômeros para tacos
Nome comercial: Baytec T4X®
Para a produção de tacos a Covestro oferece Elastômeros de poliuretanos livres de substâncias restritas. Essa tecnologia alia menor custo, ótima performance e oferece mais segurança à saúde dos trabalhadores.
Compósitos Termomplásticos de Fibra de Carbono
Nome comercial: Maezio™
Estabilizadores, biqueiras, palmilhas e peças estruturais podem ser criados com a utilização do material, que permite obter a estética e resistência dos metais com a flexibilidade, leveza e liberdade de design dos plásticos.
Policarbonato reciclável
Nome comercial: Makrolon R®
Saltos, cepas, palmilhas e o processo de montagem podem ser otimizados com uma alternativa sustentável possibilitando agregar valor ao produto a partir de materiais pós-consumo.
Stand Covestro na FIMEC 2022 Corredor D-E / Stand 3014, ao lado da Fábrica Conceito
Sobre a Covestro: Com 14,6 bilhões de euros em vendas em 2018, a Covestro é uma das maiores empresas mundiais de polímeros. Suas atividades comerciais concentram-se na produção de materiais de polímeros de alta tecnologia e no desenvolvimento de soluções inovadoras para produtos usados em muitas áreas da vida cotidiana. Os principais segmentos atendidos são o automotivo, de construção, processamento de madeira e móveis e as indústrias elétrica e eletrônica. Outros setores incluem esportes e lazer, cosméticos, saúde e a própria indústria química. A Covestro tem cerca de 30 unidades produtivas no mundo todo e, no final de 2018, empregava aproximadamente 16,8 mil pessoas (em equivalência à jornada integral). Mais informações em www.covestro.com.