Fábrica Conceito apresentou tecnologia e produção de calçados em tempo real


Na 41ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) a Fábrica Conceito, que neste ano contou com o tema “Tecnologia como fator de produtividade”, apresentou novidades em termos de tecnologias em maquinário, componentes e processos de fabricação para o setor calçadista. Com um espaço 25% maior em relação à edição passada, 1.000m² são ocupados com a indústria que está produzindo 4 linhas de produção: UsaFlex com produção de scarpin e tênis; SENAI com produção de sapatilhas; sandálias com cabedal de alta freqüência e linha dos calçados Pegada, com produção de calçados masculinos casuais, sendo que parte da produção é feita com sola colada e outra com sola injetada.

“A Fábrica Conceito é um projeto único no mundo, em nenhuma outra feira existe algo que se assemelhe. Aqui os empresários podem visualizar as máquinas dos expositores em funcionamento, além de conferirem novidades em termos de produção e tecnologia para o setor”, afirma do diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung.

Expositores apresentam novidades e visitantes encontram novos fornecedores

Dentre os expositores que colocam suas máquinas para funcionar durante a Fábrica Conceito, a Sazi apresenta aos visitantes um modelo de prensas para colar solas de sapatos que utiliza infravermelhos que reduzem de forma considerável o consumo de energia, já que utiliza 4 quilowatts-hora enquanto os demais usam em médio 8 kWh. De acordo com o coordenador de engenharia do grupo, Ismael Sgarabotto o sistema vem para suprir uma queixa dos empresários que necessitam diminuir o consumo de energia dentro da produção. “Como existe o sensor de monitoramento de temperatura, há a garantia de confiabilidade do produto", comenta o engenheiro, que explica que os produtos colantes utilizados pelo setor funcionam com excelência em temperaturas que precisam ser predefinidas”, afirma Ismael.

Visitante assíduo da Fábrica Conceito, Bernardino Azevedo é diretor da empresa de Santa Catarina Camila Ferraz e comparece às edições da Fimec desde o início do evento. “Venho a muitos anos na Fimec, sempre em busca de atualização sobre tecnologias, processos e componentes”, afirma Bernardino que neste ano veio em busca de uma máquina de montar bico para sua fabricação de calçados femininos. “Também aproveito para rever os empresários do setor, que já me conhecem a muitos anos, negociar preços e conferir o que temos de novo”.

Foto: Alisson Brum/Talenttare


Compartilhar
Outras Notícias
20/03/2025
48ª Fimec chega ao fim reforçando posição do Brasil como um dos principais polos calçadistas do mundo
19/03/2025
2º dia de Fimec movimenta setor com conhecimento técnico, atualização profissional e networking
18/03/2025
48ª Fimec começa com expectativa de impulsionar o crescimento do setor coureiro-calçadista na América Latina
18/03/2025
Entidades empresariais pedem apoio de Eduardo Leite para implantação de aeroporto regional em Novo Hamburgo
18/03/2025
Abrameq recebe empresas durante a Fimec, com apoio do Sebrae

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo