Fim da burocracia do papel economiza R$ 50 bilhões de empresas exportadoras e importadoras


O lançamento do Portal Único do Comércio Exterior, implementado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), deve reduzir os gastos de empresas exportadoras e importadoras com papel em R$50 bilhões. Atualmente, a burocratização promove o gasto de 90 toneladas de papel todos os anos, o que inclui a necessidade de serviços de despachante para protocolar os documentos. Todos os dias, 19 mil documentos são recebidos eletronicamente pelo Portal Sicomex, e com a desburocratização do papel, a maior parte do processo poderá ser feita de forma eletrônica. Cerca de 95% dos processos de autorização para exportação e 97% para importação serão feitos de forma virtual, o que reduzirá custos e prazos.

Na soma total, a redução com os gastos em papel diminui em 40% os valores necessários para fazer as transações. Com menos custos, os processos serão facilitados para que as empresas brasileiras possam investir ainda mais na exportação de produtos, colocando o país como um dos melhores em processo de comércio exterior.

Foto: Fábio Winter e Lú Freitas


Compartir
Mas Noticias
21/01/2026
Fábrica Conceito 2026 será a maior da história do projeto, com seis linhas de produção
21/01/2026
Fórum CICB de Sustentabilidade 2026 debate a Inteligência Artificial no setor de couros
21/01/2026
Visita técnica ao SENAI Couro é atração da Fimec 2026
21/01/2026
Edição 22 do Prêmio Lançamentos Fimec é apresentada
20/01/2026
Fimec 2026 conecta indústria, inovação e sustentabilidade em Novo Hamburgo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo