Inovação que reduziu 50 ton de resíduo em um ano conquista Prêmio Lançamentos/FIMEC


Artecola desenvolveu contraforte reciclado que apresentou ganhos competitivos para segmento de calçados de segurança e transformou parte da produção. Empresa renova na feira seu compromisso com a sustentabilidade.

Logística reversa, biomateriais e economia circular. Todos estes conceitos estão unidos no contraforte AFIX Artedur ECO, inovação que promoveu uma grande transformação no setor de calçados de segurança. O produto para estruturação, desenvolvido pela Artecola Química especialmente para este segmento, é reciclado e reciclável, usa resíduos de outras indústrias como matéria-prima, aceita biomassa em sua composição e tem seus rejeitos totalmente reutilizados na produção de novos lotes – o que representou o fim do descarte de cerca de 50 toneladas somente em 2024. Todas estas características foram reconhecidas com o Prêmio Lançamentos/FIMEC 2025 na categoria Sustentabilidade. A premiação foi entregue no primeiro dia da feira.

Além das vantagens sustentáveis, o novo contraforte Artedur ECO apresenta alta performance, garantindo melhor formato ao calçado e maior conforto ao usuário. A combinação entre sustentabilidade, economia e desempenho fez o setor de calçados de segurança migrar para o novo material depois de décadas utilizando contrafortes impregnados - que não são recicláveis e perdem a função estruturante em cerca de 45 dias. A mudança eliminou as sobras de corte dos impregnados, que eram obrigatoriamente destinadas a aterros controlados. Com o Artedur ECO, toda a sobra de corte é reaproveitada, o que representou cerca de 50 toneladas reutilizadas em 2024. O cálculo considera a fatia de mercado conquistada pela Artecola com o produto, que alcançou mais de 60% da produção de 41 milhões de pares/ano do setor (Abicalçados/2023).

Presidente Executivo da Artecola Química, Eduardo Kunst destaca que o Artedur ECO é um exemplo perfeito da inovação e sustentabilidade trabalhadas pela empresa. “Temos como compromisso liderar a mudança sustentável nos setores em que atuamos, desenvolvendo produtos que permitam essa transformação. O novo contraforte possibilitou que quase todo o segmento migrasse para um material muito superior em termos de performance, e ainda com vantagens incomparáveis quando se fala em ESG. Temos ganhos nos aspectos Ambiental, Social e de Governança”, ressalta o empresário.

 

COMPROMISSO SUSTENTÁVEL RENOVADO – Em tempos de debates internacionais sobre os rumos que o assunto Sustentabilidade irá tomar a partir de decisões do Governo Trump, nos Estados Unidos, a Artecola reforça seu compromisso sustentável. “A Sustentabilidade é trabalhada por nós por convicção. Desde nossa origem, em 1948, Seu Xavier sempre teve uma preocupação muito grande em não trabalhar apenas por resultado econômico”, reforça Eduardo, referindo-se ao fundador da empresa, Francisco Xavier Kunst. “O impacto social e o ambiental de uma empresa são questões fundamentais para dar condições de vida para esta e para as futuras gerações, e essa convicção da Artecola não muda. Lamento o retrocesso que está ocorrendo, porque já estamos tendo um custo muito alto ao não olhar temas ambientais e sociais de maneira mais estruturada.”

O compromisso da empresa é renovado publicamente em sua participação na FIMEC, feira mundial da cadeia calçadista que segue até esta quinta-feira (20/03), em Novo Hamburgo (RS), nos pavilhões da FENAC. Todo o estande - localizado no Pavilhão 4, entre os corredores F e S - está ambientado com produtos sustentáveis da Artecola. Além das linhas de adesivos, os laminados – aplicados em contrafortes e couraças que mantêm o formato e estrutura dos calçados em geral – têm diversas opções sustentáveis. A tecnologia Ecofibra é uma das mais conhecidas, com biomateriais 100% recicláveis. Somente nos últimos três anos, esta linha promoveu a reciclagem de 2.300 toneladas de fibras que eram subproduto de outras indústrias, dando novo destino ao que seria resíduo.

 

A ARTECOLA - Empresa Carbono Neutro e reconhecida com o Selo Diamante, a mais alta categoria do programa Origem Sustentável (Abicalçados e Assintecal), a Artecola soma 76 anos de atuação. Conta com três áreas de negócios - Indústria, Varejo e Extrusão – e unidades industriais no Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru. Produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico e está presente em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness. Atua em 18 países, gerando cerca de 700 empregos diretos. Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Artecola


Share
Other News
20/03/2025
48th Fimec comes to an end, reinforcing Brazil's position as one of the world's main footwear hubs
19/03/2025
2º dia de Fimec movimenta setor com conhecimento técnico, atualização profissional e networking
18/03/2025
48ª Fimec começa com expectativa de impulsionar o crescimento do setor coureiro-calçadista na América Latina
18/03/2025
Entidades empresariais pedem apoio de Eduardo Leite para implantação de aeroporto regional em Novo Hamburgo
18/03/2025
Abrameq recebe empresas durante a Fimec, com apoio do Sebrae

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo