48ª Fimec começa com expectativa de impulsionar o crescimento do setor coureiro-calçadista na América Latina
Com soluções para toda a cadeia produtiva da indústria do calçado, feira projeta receber 20 mil visitantes durante os três dias. Evento acontece até quinta-feira (20) na Fenac, em Novo Hamburgo

Com o objetivo de apresentar inovações, tecnologias e tendências para toda a cadeia produtiva do setor coureiro-calçadista, a 48ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) teve início nesta terça-feira (18). Considerada a principal feira da indústria na América Latina e uma das maiores do mundo, ela espera reunir 20 mil visitantes durante os três dias, vindos de todos os estados brasileiros e de 25 países ao redor do mundo. O evento acontece das 13h às 20h nos Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, com credenciamento gratuito através do site www.fimec.com.br.
Em uma área de exposição de 10 mil m², a 48ª Fimec reúne mais de 400 expositores, apresentando marcas de couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes. A feira também conta com diversas atrações para promover conhecimento técnico e atualização profissional, como a Fábrica Conceito, uma área de 1.600m² composta por 80 empresas, desde fornecedores de insumos e matérias-primas até fabricantes de máquinas e equipamentos para a produção de calçados.
De acordo com o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, a Fimec é mais do que uma plataforma de relacionamento e networking, demonstrando o poder do setor coureiro-calçadista, tanto no Brasil quanto no mundo. “O Brasil é o maior produtor de calçados do ocidente e um dos maiores do mundo, gerando milhares de empregos. Durante esses três dias, os olhos do mercado mundial de calçados se voltam para os pavilhões da Fimec, que é referência em conectar todos os players do setor em mais de 30 mil m² de área”, afirma.
Com o tema "Onde sustentabilidade, negócios e relacionamento se encontram", a 48ª edição da feira tem o objetivo de mostrar uma indústria cada vez mais consciente das demandas de sustentabilidade e inovação. Para isso, conta com a presença de empresas de diferentes estados brasileiros, bem como de países como Colômbia, China, Emirados Árabes, Itália, Peru, Turquia e Uruguai.
Entre as marcas participantes, a Poppi Máquinas e Equipamentos destaca que a expectativa para os três dias de evento é alta. A marca de Franca/SP se faz presente na feira apresentando máquinas que prometem reduzir custos e facilitar as operações. “As primeiras horas estão bem positivas. Temos recebido bastante visitas, apresentando as nossas máquinas, então está muito bom”, destaca o diretor, Clóvis Guimarães. “Nesta edição trouxemos o Rapid Evolution e nosso conjunto de montagem” detalha.
Da mesma forma, o diretor do Curtume Bannach, Julio Pozza, manifesta que, após 20 anos de participação na feira, essa é uma nova oportunidade para fortalecer relacionamentos com clientes. “Recebemos inúmeros visitantes do exterior, principalmente da América Latina, que nos permitem fechar negócios e levar nosso produto para lá. Nossa fábrica fica em Santa Catarina e exportamos para o mundo todo”, manifesta.
Um desses visitantes foi Victor Buri, de Conocoto, no Equador. O gerente industrial conta que visita a Fimec há muitos anos em busca de fornecedores para sua empresa de calçados casuais e de segurança. “Aqui, encontramos fornecedores para todo o nosso processo de construção do calçado. E, neste ano, estamos buscando soluções em máquinas e materiais. Temos certeza de que iremos encontrar novos fornecedores para melhorar nosso calçado lá no Equador”, expressa.
Fimec promove conhecimento e atualização profissional através de programação paralela
Entre as atrações da 48ª Fimec, a Fábrica Conceito apresenta, em uma área de 1.600m², a produção de calçados e bolsas em tempo real. Realizada pela Coelho Assessoria Empresarial e pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em parceria com a Fenac, a iniciativa reúne mais de 80 empresas, desde fornecedores de insumos até fabricantes de máquinas e equipamentos para a produção de calçados. O projeto, reconhecido como inovador, conta com a participação de 60 colaboradores, a maioria profissionais contratados do mercado de trabalho.
Entre as novidades desta edição, pela primeira vez, estão sendo produzidos calçados infantis. Além disso, o Senai Calçado está participando com uma esteira de produção, onde seus alunos, sob orientação de professores, desenvolvem modelos de chuteiras. Ao longo dos três dias, serão desenvolvidos dois modelos: um de campo com solado em PUR, desenhado por uma aluna do curso de Artefatos e Couros, e outro de futsal, com solado em TPU. Cerca de 100 alunos estão envolvidos no projeto.
Nesta quarta-feira (19), a Fimec também recebe o Fórum CICB de Sustentabilidade, que acontece no Auditório do Centro de Eventos. Com a temática da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), o encontro vai abordar a ferramenta que mede os impactos ambientais de um produto ou processo, desde a obtenção de matérias-primas até sua descaracterização. No setor de couros, esse movimento já está em curso, com clientes das indústrias de calçados, móveis e automóveis. O evento tem inscrições gratuitas e é realizado pelo projeto Brazilian Leather, em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Ao longo dos três dias, a Fimec traz uma programação completa de atividades voltadas para a atualização profissional. Para conferir todas as atividades, acesse: www.fimec.com.br.
Governador Eduardo Leite reforça a importância do setor em cerimônia de abertura
O primeiro dia da 48ª Fimec também foi marcado pela cerimônia de abertura, que deu início oficialmente às atividades. O encontro reuniu autoridades estaduais e municipais, além de representantes de entidades do cluster calçadista do Brasil e da América Latina. Entre os participantes, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou o impacto da feira no desenvolvimento econômico do estado. “A Fimec vai estabelecer conexões e negócios importantes. O Governo do Estado está ao lado para ajudar a transformar cada um desses negócios, potencializando os efeitos da Fimec”.
Já o prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, expressou seu orgulho em sediar o evento e agradeceu às entidades, empresas e indústrias que investem na cidade. “Estamos aqui para trazer a força necessária para nossa região. Somos um cluster importante para o Brasil e para o mundo”, ressaltou durante o momento.
Por fim, André da Rocha, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (ABRAMEQ), disse, em nome de todas as entidades apoiadoras da Fimec, que esta edição promete ser a maior de todas. “A Fábrica Conceito é uma inovação única, que integra todos os players do mercado e apresenta novas ideias na prática. Isso reforça nossa posição de liderança na produção de calçados e couros do Ocidente”, afirmou.
Após a abertura, o governador do RS e as entidades apoiadoras realizaram uma visita guiada à feira, onde Eduardo Leite recebeu um modelo de sapato produzido na Fábrica Conceito. Também participaram da cerimônia representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), Sebrae, Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos do Couro (ABQTIC), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (Aicsul), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), além de entidades internacionais como Associação das Câmaras de Calçados da América Latina (Accal), Associação Colombiana de Calçados, Couro e Manufaturados (Acicam), Cámara de la Industria del Calzado de Córdoba, Expo Detalles Peru.
SERVIÇO
Evento: 48ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
Data: 18 a 20 de março 2025
Horário: 13 às 20 horas
Local: Fenac | Av. Nações Unidas, 3825 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo/RS, Brasil
Realização: Fenac Experiências Conectam
Apresentação: Sicredi Pioneira
Patrocínio: Transduarte, BADESUL, Brastema e Henkel
Apoio: Abicalçados, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV/DI, Aicsul, Assintecal, CICB, IBTeC e Sebrae/RS