Artecola Carbono Neutro apresenta contraforte com biomassa que reduz espessura e amplia performance


Novo produto garante conforte e leveza com perfil de apenas 0,85mm. Empresa destaca na Fimec 2024 suas linhas cada vez mais sustentáveis, que priorizam Economia Circular e lideram mudanças rumo ao conceito ESG.

Biomassa na composição, menor espessura e melhor performance para calçados esportivos. Estas são apenas algumas das vantagens do novo Ecofibra Sport, contraforte que a Artecola lança na Fimec 2024. O material é aplicado na estruturação de calçados, especialmente os esportivos, que exigem elevada armação. A feira começa nesta terça-feira (12/3), em Novo Hamburgo, destacando inovações em componentes, couros e máquinas para a indústria calçadista. O estande valoriza a condição recém alcançada de Empresa Carbono Neutro e estará localizado no Pavilhão 4, entre os corredores F e S.

O novo produto é um exemplo da sustentabilidade praticada na Artecola. A biomassa é um material de fonte renovável (fibras vegetais) oriundo da economia circular pós-indústria. Já o polímero de base petroquímica que completa a formulação é amplamente conhecido por ter características de biodegrabilidade. O resultado dessa combinação é um contraforte com benefícios ambientais, sociais e econômicos, além de técnicos. “Investimos em projetos sustentáveis há mais de 40 anos. Buscamos liderar a mudança tecnológica com materiais que priorizam a Economia Circular e a visão ESG”, ressalta o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

O novo contraforte foi criado a partir de uma tecnologia que a Artecola oferece com exclusividade ao mercado: a extrusão de termoplásticos com fibras naturais. Aplicada no Ecofibra Sport, garante redução em 30% no consumo de matéria-prima petroquímica não renovável (substituída pela biomassa) e transformação de resíduos em um novo produto (se tornam matéria-prima). Essa prática se alinha ao conceito da Economia Circular, que repensa os ciclos de produtos. “O objetivo é atingir um modelo que elimina resíduos e poluição desde o princípio, mantém produtos e materiais em uso e regenera sistemas naturais”, explica o Presidente.

O Ecofibra Sport apresenta todas estas características e ainda soma outras vantagens ambientais: usa menos material (a espessura cai de 1,5mm para 0,85mm) por sua elevada performance mecânica, é 100% reciclável, possui baixa temperatura de aplicação (menor gasto de energia para o cliente), tem peso 44% menor e permite eliminar a etapa de chanfro (redução de processo).

O novo contraforte também reúne vantagens no âmbito social: incentiva a reciclagem e elimina a necessidade de adesivos adicionais (menos VOC’s), com importante ganho de saúde e segurança a quem trabalham na produção. No aspecto econômico, permite aumentar a participação da Artecola no segmento de calçados esportivos e apresenta excelente relação custo x benefício ao cliente. Os atributos se alinham ao conceito ESG (Ambiental/Social/Governança).

CARBONO NEUTRO E SELO DIAMANTE – O estande na Fimec irá destacar a condição de Empresa Carbono Neutro da Artecola. Com avanços em sua gestão de sustentabilidade, a companhia passou a adotar a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol para mapear as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Adotou também o padrão IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas) para fazer o cálculo do sequestro de Carbono. O levantamento de 2022 mostra uma emissão direta de 1.909,4 toneladas de Dióxido de Carbono equivalente (tCO2e) na produção das nove plantas, no Brasil e América Latina. No mesmo período, a empresa sequestrou 15.263,09 tCO2e a partir de áreas florestais de sua propriedade, neutralizando as emissões nos escopos 1 e 2.

A Artecola também foi reconhecida com o Selo Diamante, a mais alta categoria do programa Origem Sustentável. A certificação é a única de ESG e sustentabilidade do mundo voltada para a cadeia calçadista. Criado pela Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados e pela Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, o programa Origem Sustentável avalia 104 indicadores nas dimensões econômica, social, cultural, ambiental e de gestão da sustentabilidade.

A ARTECOLA – Aos 75 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Conta com três áreas de negócios - Indústria, Consumo e Extrusão – e nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico. Está presente em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness. Atua em 18 países, gerando cerca de 800 empregos diretos. Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.

 

Fonte: Adriane Costa | Assessoria de Imprensa Artecola


Compartilhar
Outras Notícias
30/04/2024
Fimec e Fórum CICB de Sustentabilidade renovam parceria para 2025
16/04/2024
Bioplásticos é tema do Happy Hour do IBTeC, dia 24 de abril
14/03/2024
Fimec chega ao fim e revela um Brasil protagonista do setor coureiro-calçadista no cenário mundial
14/03/2024
Projeto com compradores internacionais gera US$ 12 milhões na FIMEC
13/03/2024
Empresários da América Latina e África compram tecnologia brasileira para couro e calçados

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Concordo