Fimec 2018

Sobre a Feira

A única que tem tudo

Tudo começou na década de 70, com a iniciativa de homens de visão empreendedora, num momento em que a indústria calçadista brasileira se encontrava em um desenvolvimento acelerado, porém carente de tecnologia. A Fimec nasceu para suprir a necessidade de fomentar negócios e encontrar fornecedores para o complexo coureiro-calçadista. A primeira edição aconteceu de 9 a 13 de novembro de 1974, com a participação de 138 indústrias de 12 países. Desde então o evento não parou de crescer e atravessou de maneira sólida os mais diversos momentos da economia, incluindo crises do setor, problemas nacionais, ameaças às exportações e crises internacionais. Todas estas dificuldades serviram para fortalecer ainda mais esta feira que é marcada por um alto padrão de profissionalismo e volume de negócios.

Como ser expositor

  • Maior feira do setor coureiro-calçadista da América Latina
  • 2ª maior feira do mundo
  • Visitantes qualificados e com poder de decisão
  • Prospecção de novos clientes e fechamento de negócios
  • Estreitar relacionamentos
  • Lançamento de produtos
  • Estabelecimento de parcerias
  • Mais de 40 edições ininterruptas
  • Evento com alto índice de satisfação de expositores
  • Moda, tecnologia e inovação
  • Marketing e divulgação
  • Cobertura feita por mais de 100 profissionais especializados da imprensa nacional e internacional

QUERO EXPOR

QUERO EXPOR

Tipos de produtos da empresa

Forma de contato

Lista de Expositores

Ver lista completa

Estúdio Fimec

Nada melhor do que poder sentir da forma mais real possível a utilização de um componente junto a um produto acabado. A criatividade ganha espaço de destaque junto à FIMEC. Para isto, tendências baseadas em estudos de comportamento são colocadas em evidência em um lounge especialmente preparado, em meio à feira, onde designers, estilistas e outros profissionais ligados à moda colocam o seu talento à mostra dos milhares de visitantes da FIMEC e ainda podem garantir inspirações para futuras coleções.

O conceito básico de toda esta criatividade passa, logicamente, pelas tendências do mercado brasileiro e internacional, observando-se pesquisas e respeitando-se a utilização de materiais e insumos que são oferecidos de forma antecipada pelos expositores da feira. Assim, é possível verificar, na prática, de que forma estes produtos podem se transformar naqueles artigos tão desejados pelo consumidor. Inovação, dinamismo, agilidade, potencial de mercado, muita criatividade para antever o que será moda e sucesso nas próximas estações. Este é o resumo do que você poderá ver neste lounge ambientado de forma muito especial em meio à intensa movimentação da FIMEC.

Fábrica Conceito

Uma experiência real do funcionamento de uma indústria de calçados em plena Fimec. Este é objetivo da Fábrica Conceito, resultado de uma parceria entre a FENAC, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Coelho Assessoria Empresarial. A iniciativa é única no mundo e promove a interação de diversos expositores da feira com o mesmo objetivo: produzir calçados em tempo real, garantindo ao visitante a experiência de visualizar de perto produtos e processos. 

A cada edição o projeto conta com diferentes propostas de linhas de produção, em que fazem parte trabalhadores da indústria calçadista, estudantes e diversas empresas nacionais e internacionais. 

GALERIA DE FOTOS

Fimec 2017 Fimec 2016 Fimec 2015
VER TODAS AS GALERIAS

NOTÍCIAS

13 Set 2017

Abicalçados abre inscrições para empresas na plataforma Mod ...

CONTINUE LENDO
11 Set 2017

Inovação na prática é tema de workshop da Abicalçados

CONTINUE LENDO
01 Set 2017

Fenac recebe empresa Italiana de feiras

CONTINUE LENDO
31 Ago 2017

IBTeCHDAY tem inscrições abertas

Evento é uma maratona de desafios tecnológicos para o setor coureiro-calçadista

CONTINUE LENDO
VER TODAS NOTÍCIAS

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Em breve!

Edição Anterior

A Fimec é um evento completo, que contempla toda cadeia produtiva do complexo coureiro-calçadista em um só espaço.  Mais de 28 mil visitantes com interesse no setor e grande poder de decisão, vindos de 35 países, passam a cada edição da Fimec e enxergam no evento um momento propício para atualização de conceitos e busca por formas inovadoras de aumentar a produtividade. 
 
Na edição de 2017 a feira recebeu cerca de 700 marcas apresentando seus produtos e serviços através de 500 expositores em um espaço de 29 mil metros quadrados de área. Foram 25 estados brasileiros e 12 países da América Latina entre os estrangeiros expositores e visitantes. 
 
 
 

A Fenac

Num passeio pelo passado, é importante recordar que Novo Hamburgo já havia demonstrado uma vocação para feiras e exposições. O então segundo distrito de São Leopoldo realizou, em 1924, uma mostra de sua produção, que foi visitada pelo governador do Estado, Antônio Augusto Borges de Medeiros. Ele ficou tão impressionado com o que viu, que prometeu aos hamburgueses que trabalharia pela emancipação do distrito, apesar das severas restrições da legislação de então.
 
Muitas foram as dificuldades, muitos foram os obstáculos. Mas a união faz a força, e apesar do pavilhão praticamente concluído ter ruído no dia 9 de abril de 1963, a primeira Fenac foi inaugurada, com pompa e festa, em 25 de maio do mesmo ano. E foi um sucesso estrondoso, a coroação de anos de trabalho. O público impressionou-se com os estandes que ocupavam integralmente os 4 mil metros quadrados do pavilhão e com muitas outras atrações inesquecíveis, como a escolha da primeira Cinderela do Calçado, Rita Lenz, e da eleição da Miss Rio Grande do Sul, Ieda Maria Vargas. Ao longo dos anos, a Fenac cumpriu – e vem cumprindo – com seu papel protagonista de importantes momentos para o setor coureiro-calçadista, dando seguimento a esta história de crescimento e de grandes realizações.

Centrais elétrica e telefônica. Energia elétrica: monofásica, bifásica e trifásica. Tensão: 220 e 380 volts

Sistema de cabeamento e wifi que disponibiliza o uso da web em todo o complexo.

Rede de ar comprimido, rede de água e esgoto

Estacionamento para 2.300 carros

Ambiente climatizado em todo complexo

Novo Hamburgo

Com base na perseverança e na força dos imigrantes alemães, o Novo Hamburgo é um exemplo de comunidade unida e trabalhadora. Do suor e da vontade desse povo surgiu um lugar de prosperidade e grande desenvolvimento. Com incremento da indústria do couro e do calçado, a cidade cresceu em proporções geométricas, tornando-se um dos mais populosos municípios gaúchos. Qualidade e talento transformaram a antiga e pacata Hamburger Berg na Capital Nacional do Calçado.

Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional
Apoio Institucional
Realização